O rosto da Quinta da Barca, Justina Teixeira, demarcou a capa desta semana da Revista Evasões. Destacando a propriedade como “uma quinta com um vinho de topo”, a edição semanal contou a história desta quinta, adquirida há 27 anos pelos pais de Justina Teixeira.
Os vinhos que daqui resultam são caraterizados por perfis “mais frescos, mais elegantes, uma acidez bem marcada nos tintos, que permite que envelheçam bem na garrafa”. De geração em geração, foram-se replantando e recuperando as vinhas, até chegar à produção de vinhos que agora demarca a propriedade, levando o seu nome cada vez mais longe.
Em 2007, o primeiro rótulo foi lançado ao mercado, um blend tinto. Mais tarde, em 2009, foi produzido o primeiro branco, e em 2011 foi lançado um rosé.
Justina Teixeira recorda a dificuldade inicial de vender o primeiro rosé produzido, contando que “no início não vendemos nada, pensámos mesmo em descontinuar”, como contou à Evasões. Após uma mudança no mercado e um maior interesse nos vinhos rosé, a proprietária decidiu fazer uma fermentação e estágio em barricas do rosé previamente produzido, sendo posteriormente lançado o primeiro Reserva rosé da Quinta da Barca.
Futuramente, já se encontra previsto o lançamento do rosé do ano 2021, comercializado com o rótulo Quinta da Barca. Com o registar da marca que lança o nome da quinta, Justina Teixeira demonstra a vontade em associar a marca Busto aos vinhos entrada de gama, dando o nome Quinta da Barca aos vinhos topo de gama, onde agora é reconhecido um rosé.