“Colossos do Douro” juntou enólogos e produtores de vinho

O melhor da Região Demarcada do Douro foi o ponto de partida para o Colossos do Douro, um evento organizado pelo rosto da Quinta da Barca – Justina Teixeira, no dia 20 de maio. 

Com a chancela dos “Bacos do Digital”, a propriedade, localizada em Mesão Frio, abriu as suas portas para partilhar conhecimentos e experiências sobre os vinhos produzidos na região. 

Entre enólogos e produtores de vinho, contaram-se histórias e provaram-se vinhos, com as paisagens durienses como pano de fundo. A juntar-se à proprietária da Quinta da Barca na organização esteve Miguel Ferreira, embaixador da revista digital A Lei do Vinho. 

Os organizadores foram desafiados a trazer até ao Douro vinhos que espelham e caraterizam a sua região de origem. Os enólogos e produtores partilharam a sua paixão e contaram as suas histórias na narrativa de criação de vinhos do Douro.

A convite de Justina Teixeira estiveram ainda presentes vários representantes de importantes marcas e quintas do Douro, com um grande historial na produção de vinhos. Jorge Alves estive em representação da Quanta Terra Douro Wines, um projeto que partilham há mais de 20 anos. Jorge Alves integra ainda as equipas da Quinta Nova, Taboadella e Aldeia de Cima. Celso Pereira é também responsável pelo projeto Vertice, os espumantes das Caves Transmontanas. Tiago Alves de Sousa dá nome à “Alves de Sousa Wines”, sendo também consultor da Menin Douro Estates. Rafael Miranda é o percursor da Mãos & Irmãos – R4, um projeto vizinho da Quinta da Barca. Da Ramos Pinto esteve presente João Luís Batista, enólogo da empresa, e João Mesquita, responsável de viticultura. Carla Tiago trouxe o conhecimento da Quinta da Boavista, integrando ainda a equipa de enologia da Sogevinus, ao lado de Carlos Alves, enólogo também da Kopke. Patrícia Santos este presente com a marca em nome pessoal – Rosa da Mata, e José Manuel Ramos Carvalho representou a direção comercial da região norte da JMV. No sítio que consideram uma segunda casa, estiveram ainda presentes Ilda Mourão – responsável de viticultura da Quinta da Barca, e Pedro Carvalho – comercial da propriedade. 

No evento não faltou a presença de bloggers especializados na área vínica, que tiveram também oportunidade de provar o que de melhor se faz na região.  Portugal Senses – Wine Experience, Fernando Blasco Lopes – do blog “Wine Fan”, Filipe Carvalho, Cellar Tales e Dayane Casal, foram alguns dos bloggs e seus representantes que compareceram no “Colossos do Douro”.

Para acompanhar grandes vinhos, o evento contou com a presença do emblemático Rei dos Leitões, que recentemente celebrou 75 anos de história.

Ao longo de dois dias, 20 e 21 de maio, os organizadores, enólogos e produtores juntaram-se numa emblemática tour pelo Douro, que no seu trajeto percorreu seis produtores e cinco enólogos, abrangendo ainda provas temáticas e uma wine tour.